Ficou no passado a época em que as mulheres não podiam ter a própria liberdade financeira, não é mesmo? Hoje, grande parte da população feminina começa a construir sua renda desde cedo, é independente e, muitas vezes, chefe de família ou ainda encarregada de cuidar de pais idosos ou familiares.
A partir desse novo contexto e com toda essa mudança positiva, precisamos, também, olhar para as necessidades que surgiram. Com certeza, ter mais segurança financeira está entre elas, e o Seguro de Vida pode cumprir esse papel, sabia?
Neste texto, vamos ver como o Seguro de Vida pode se tornar um grande aliado para as mulheres.
A realidade feminina atualmente
No Brasil, pela primeira vez, a proporção de homens e mulheres à frente dos domicílios quase se igualou. De acordo com os dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de mulheres responsáveis pelos lares atingiu 49,1%. Esse número representa um avanço significativo em comparação com o Censo 2010, quando apenas 38,7% dos domicílios eram liderados por mulheres.
O mesmo Censo revela que o Brasil está se tornando cada vez mais feminino, com um aumento constante na população feminina. Dos 203 milhões de brasileiros, 51,5% são mulheres. A expectativa de vida para as brasileiras é de 79,7 anos, enquanto para os brasileiros é de 73,1 anos.
A população feminina também vive mais, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2023, a média global de expectativa de vida ao nascer era de 70,5 anos para os homens, enquanto as mulheres tinham uma expectativa de alcançar 75,8 anos.
Vale ressaltar que, embora as mulheres tenham conquistado tanto e ocupado um espaço crescente na sociedade, ainda existem resquícios do passado. Além de desempenharem atividades profissionais externas, muitas continuam a realizar o chamado “trabalho invisível”, que envolve cuidar de tudo e de todos dentro de casa, preocupando-se com todos os detalhes do cotidiano familiar.
Como já sabemos, o trabalho excessivo e a jornada dupla da mulher podem acarretar doenças, causando principalmente a exaustão mental. Por isso, a nova realidade é algo positivo, mas que ainda precisa de alguns ajustes para que a junção de vida profissional e pessoal fique mais leve.
Como o Seguro de Vida consegue ajudar nessa realidade?
Independentemente do estilo de vida que a mulher leve, imprevistos podem surgir a qualquer momento. Imagine ser uma mãe solo, a principal provedora da família, ou responsável pelos cuidados de familiares ou pessoas idosas, e precisar interromper o trabalho devido a um acidente ou doença. Isso pode parecer assustador, não é mesmo?
Nesse momento, as preocupações financeiras surgem, e é justamente aí que o Seguro de Vida pode fazer toda a diferença. O capital segurado contratado estará disponível para que você enfrente essa situação com mais tranquilidade, sem precisar mexer em investimentos, previdência privada ou até mesmo na poupança para garantir seu sustento.
Além disso, o Seguro de Vida pode oferecer assistências que apoiam você no dia a dia, como assistência psicológica, residencial e pet. Somado a isso, alguns produtos de seguro de vida oferecem mais flexibilidade para caber no planejamento financeiro de cada pessoa, sendo possível contratar uma apólice que esteja dentro do seu orçamento.
Muitos benefícios, não é? Mas não acabou. A sucessão patrimonial também deve ser considerada em todo planejamento financeiro bem estruturado para que você não deixe a sua família desamparada em uma eventualidade. O seguro vai auxiliar que seus herdeiros deem entrada no processo de inventário, necessário para tomar posse da herança.
O Seguro de Vida para as mulheres, cada vez mais protagonistas do futuro financeiro das famílias, torna-se uma ferramenta estratégica para proteger a renda frente a eventuais fatores incapacitantes, como um acidente, doenças e até mesmo em caso de falecimento. Assim, os recursos financeiros estão protegidos.
Se você tem filhos, seja crianças ou adolescentes, contratar esse serviço é uma forma de garantir que eles mantenham seu padrão de vida e continuem tendo acesso a alimentação, moradia, saúde e à continuidade dos estudos, caso algo aconteça com você.
Se você quiser saber mais sobre os benefícios do Seguro de Vida, você pode ler nossos artigos sobre quais são os tipos de seguro de vida e como funciona o seguro de vida individual.
A especialista em Seguro de Vida Anna Angotti também falou mais sobre o assunto neste vídeo:
Qual o custo de um seguro de vida para mulheres?
A apólice de um seguro de vida varia de acordo com os seguintes fatores:
Tipos de Seguro de Vida: um corretor pode ajudá-la a escolher entre o seguro temporário, que oferece cobertura por um período específico e é ideal para projetos ou planos financeiros de curta e média duração, e o seguro vitalício, com cobertura sem prazo de validade, sendo altamente recomendado para planejamento sucessório.
Sua idade: quanto mais jovem você buscar o seguro de vida, mais baixo será o custo da apólice.
Suas necessidades: um seguro de vida para mulheres oferece cobertura para doenças graves e mais comuns no universo feminino, como o câncer de mama, além de incluir assistências que podem facilitar o dia a dia, como serviços residenciais e para pets. Sua saúde e histórico médico: suas condições de saúde atuais, seus hábitos de vida e o histórico médico familiar são levados em consideração durante a precificação.
Valor da cobertura e prazo de pagamento: quanto maior o valor segurado, mais alto será o valor do seu prêmio. A duração da sua apólice e o tempo para pagamento também interfere nesse valor.
Confira os nossos produtos e solicite a cotação com um de nossos corretores.
Como encontrar o melhor Seguro de Vida para mim?
Antes de mais nada, é essencial avaliar a realidade de cada mulher para escolher o Seguro de Vida mais adequado. Existem diversas opções de cobertura que podem ser ajustadas conforme as necessidades e o perfil de cada pessoa, garantindo proteção para diferentes momentos da vida.
Você pode pesquisar bastante sobre os tipos disponíveis e conversar com um corretor: ele pode ajudar a sanar muito mais as suas dúvidas.
Juntos, vocês certamente acharão o Seguro de Vida mais adequado para a sua realidade. Afinal, o objetivo final da contratação desse produto é que você se sinta mais segura e tranquila com os imprevistos da vida.
A Omint Seguros oferece uma ampla variedade de opções de Seguro de Vida , e você pode encontrar a mais adequada conversando com um de nossos corretores.
E aí, você já sabia que o Seguro de Vida poderia auxiliar tanto na vida da mulher independente? Compartilhe essas informações com mulheres que você ama!
Quer garantir uma proteção financeira extra para você e sua família? Solicite agora uma cotação.