Ano sabático: saiba como viver essa experiência

A ideia de viver um ano sabático é o suficiente para brilhar o olho de muitas pessoas. Se você é uma delas, continue lendo o texto para planejar o seu.

Publicado por Juliana Brito

9 de janeiro de 2023

O ano sabático é uma daquelas ideias que chega a dar um friozinho na barriga só de pensar: ficar um ano distante do seu trabalho formal, apenas viajando?

Muitas pessoas se assustam com essa possibilidade, pensando que é algo muito ousado e difícil de fazer acontecer, mas, como você está prestes a descobrir, não é tão complicado assim.

Se você pensa em dar uma pausa na rotina, e férias não são o suficiente para esse desejo; se quer fazer um trabalho voluntário em busca de novas experiências; se não sai da sua mente a ideia de viajar pelo mundo e focar no amadurecimento pessoal, então provavelmente o ano sabático é uma alternativa interessante para você.

E, se agora sua cabeça está transbordando com perguntas como “quanto custa um ano sabático”, “como organizar” e “o que fazer”, pode manter a calma: esse texto vai falar justamente sobre isso.
Afinal, já deu para perceber que esse é um propósito que envolve muita organização, não é?

Para ajudar você a viver essa experiência incrível, nesse texto vamos abordar:

• O que é um ano sabático.
• Benefícios do período sabático.
• Como tirar um ano sabático.
• O que fazer no ano sabático.
• Dicas para aproveitar seu ano sabático ao máximo.

O que é um ano sabático

O significado de sabático, termo originário do hebraico, é, em tradução literal, “libertação”. Dessa maneira, o período sabático refere-se a um momento da vida relativo ao descanso, em que a pessoa se distancia do ritmo e das obrigações do cotidiano para viver outras experiências.

O ano sabático é, portanto, o período de descanso e de novas perspectivas que dura 12 meses – esse número de meses, porém, não é necessariamente uma regra e, sim, muito mais uma convenção.

É importante entender que o ano sabático, conhecido no exterior como gap year, é bem diferente das férias. A última opção é prevista na CLT e um dos direitos dos trabalhadores. A primeira opção, por outro lado, não é remunerada nem prevista pela maioria das empresas. Ainda assim, algumas organizações já oferecem essa possibilidade para o quadro de funcionários, visto que ajuda a promover a motivação pessoal de alguns colaboradores.

Por ser uma iniciativa independente, na qual você muito provavelmente não contará com nenhum tipo de remuneração, exige muita organização e boa reserva financeira.

Além do lado monetário, deve-se considerar o aspecto emocional da aventura. Apesar de o ano sabático ser uma ideia que brilha os olhos de quase qualquer pessoa, ficar longe de casa e da família é uma experiência intensa. É bom estar ciente dessas peculiaridades ao sonhar com o seu longo descanso.

Ainda assim, esse período é uma das únicas épocas da sua vida profissional e adulta onde você terá tempo para pensar exclusivamente em si e no seu amadurecimento pessoal.

Desvincular-se do trabalho e da rotina – principalmente quando há um bom planejamento para isso – pode ter efeitos incríveis na sua mente e no autoconhecimento.

Leia também: 4 destinos para ficar perto da natureza e dicas para o réveillon

Benefícios do período sabático

Por si só, a ideia de viajar pelo mundo durante um ano já parece ser superbenéfica. E com certeza é! Mas o ano sabático tem muitos outros motivos para chamar a atenção das pessoas. Como já foi mencionado no começo do texto, são gigantescos os ganhos em amadurecimento pessoal.

Para entender melhor, listamos e explicamos os principais benefícios. Confira.

Conhecer o mundo

Começando pelo mais óbvio e, para muitos, o mais atraente, é a vantagem de conhecer o mundo. O seu ano sabático é uma ótima oportunidade para entrar em contato com novas culturas e visitar diferentes países, cidades e paisagens.

Vivenciar tantas novidades é um grande estímulo para o cérebro e a criatividade.

Descanso

O ano sabático é a melhor oportunidade que você vai ter durante a vida profissional para realmente sossegar. Todos sabemos como a vida moderna pode ser extremamente estressante e, infelizmente, para muitas pessoas, são raras as oportunidades de deixar toda essa exaustão ir embora.

Acumular toda essa tensão é extremamente prejudicial não só para sua mente como para a saúde física. E, é claro, um cérebro esgotado pensa com muito menos qualidade e eficiência do que um descansado.

Não é à toa que o descanso da mente é um dos quatro pilares da saúde. Por isso, esse longo período de descanso é perfeito para dizer adeus a todo esse cortisol acumulado.

Realização pessoal

Imagine como é intensa a emoção de olhar para trás ao final do seu ano sabático e ver que você, orgulhosa e organizadamente, fez tudo isso acontecer?

A realização pessoal é um ganho importantíssimo de uma experiência como essa, principalmente pela independência adquirida e as ótimas memórias que você leva de volta para casa.

Enriquecimento do currículo

Pode parecer contraditório que o seu ano sabático, experiência que na maioria das vezes exige deixar o seu trabalho, contribua diretamente para a sua vida profissional. Mais especificamente, para o seu currículo.

Mas, sim, viajar o mundo pode ser benéfico. Afinal, essa experiência mostra muita organização, disciplina, determinação e maturidade.

Por isso, não tenha medo de que o seu ano sabático possa prejudicar sua carreira: na verdade, vai enriquecê-la.

Como tirar um ano sabático

Agora que você conhece os muitos benefícios do ano sabático, é provável que esteja se perguntando como planejar o seu, não é?

Vamos lá, então, entender os passos que você deve seguir para organizar corretamente o seu período de descanso, viagens e imersão em novas culturas:

Entenda seus objetivos

Existem muitos motivos pelos quais alguém decide tirar um ano sabático. E, dependendo das suas razões, as viagens e atividades podem ser muito diferentes. Para aproveitar o máximo esse período, você precisa entender o que deseja.

Você pode querer, por exemplo, conhecer o maior número de lugares possível. Já outro colega pode estar interessado em aprender uma língua nova e se envolver em trabalho voluntário.

Você percebe como isso, logo de cara, já diferencia o seu gap year do seu colega?

Defina a duração do seu período sabático

Como apontado anteriormente, não há necessidade em se prender à duração de um ano. Para algumas pessoas, 12 meses fora de casa é muito tempo e dinheiro.

Uma vez que você saiba os seus objetivos, já é possível planejar uma duração ideal para você viver e descansar o quanto quiser.

Inicie seu planejamento financeiro

Essa é uma das maiores dificuldades para quem está planejando um ano sabático. Você vai precisar ser capaz de sustentar suas aventuras durante o período estabelecido.

Avalie sua saúde financeira, economize e invista dinheiro, planeje vender alguns bens, como um carro, por exemplo, e procure os melhores preços.

A verdade é que, mesmo sendo incômodo para muitas pessoas, o aspecto financeiro é muito importante para a realização do seu ano sabático.

Escolha os destinos e estadias que você gostaria de visitar

Agora é um momento mais familiar para algumas pessoas, pois é exatamente como organizar uma viagem. A única diferença é que a duração é um pouco – ou muito – maior.

Se você tem dificuldade em organizar roteiros, a internet está ao seu dispor. São diversos vídeos para você se apaixonar, com destinos e tutoriais para ajudá-lo a chegar lá. Aqui no nosso blog você encontra um artigo explicando justamente como montar uma viagem.

Organize essa decisão com as pessoas mais próximas

Estar fora do país por meses é uma decisão que pode afetar muitas pessoas ao seu redor. Lembre-se de organizar as suas relações e pendências para não partir com ansiedade ou ainda tendo que se preocupar com pontas soltas da sua rotina.

O que fazer no ano sabático

Com o mundo inteiro à disposição para você viver como desejar, pode ser muito difícil decidir suas atividades. Existem muitas opções e você, tendo em mente seus objetivos e propósitos, deverá tomar algumas decisões.

E não necessariamente elas são excludentes! Você pode, por exemplo, passar um tempo estudando mandarim e, quando concluir o curso, ficar em um hostel na Tailândia passeando por uma cidade.
Veja aqui algumas opções de atividades e projetos para tentar fazer no seu ano sabático:

– fazer retiros espirituais para saúde mental;
– visitar lugares isolados para desconectar da sociedade;
– realizar viagens culturais para estimular a criatividade;
– aprender uma nova língua;
– aprender uma nova profissão;
– estudar e se especializar em algo;
– praticar esportes radicais e aventuras na natureza;
– dedicar-se a trabalhos voluntários;
– conversar e conhecer pessoas de outras culturas;
– iniciar um novo hobby, como pintura, fotografia, escrita;
– conhecer e experimentar a solitude.

A verdade é que opções não faltam. Com tudo organizado, a questão é apenas escolher!

Dicas para aproveitar seu ano sabático ao máximo

Se você quer viver tudo o que seu ano sabático – e o seu planejamento, claro! – podem oferecer, tem alguns pontos que você não pode esquecer.

Contrate um seguro viagem de qualidade

Você irá passar meses longe de casa, possivelmente sem companhia, e um bom seguro viagem pode se tornar grande aliado nesse período.

Qualquer viajante está sujeito a inúmeros imprevistos, seja o extravio da bagagem, uma urgência ou emergência médica, a perda de documentos importantes, como o passaporte, entre outros. Por esses fatores, contratar um seguro viagem de qualidade é fundamental para que as expectativas do seu ano sabático sejam alcançadas

Uma simples inflamação no ouvido ou garganta, por exemplo, pode tornar o seu período sabático caótico. Já casos mais graves, como lesões ou internações, podem acabar com a sua vigem, pois os valores de procedimentos no exterior costumam ser de 5 a 100 vezes maiores que a apólice de um seguro viagem.

Desde esportes em temperaturas negativas até trilhas em países tropicais, com Omint Seguro Viagem você conta com o nosso atendimento sem dificuldade alguma. Quer ver como é simples?

Por ser uma seguradora, a Omint cuida do processo do início ao fim. A Omint Seguros possui uma central própria de atendimento telefônico em até cinco idiomas, para dar suporte aos viajantes que estão a lazer, negócios, esportes e intercâmbio ao redor do mundo.

Além de oferecer os melhores serviços e coberturas aos seus clientes, a Omint Seguros também é a única seguradora especializada em viagem do mercado brasileiro associada ao IAG (International Assistance Group), conglomerado de empresas especializadas em Assistência em Viagem.

Para relaxar e desfrutar com qualidade, não deixe de incluir no seu planejamento essa proteção.

Não deixe a opinião alheia desmotivar seu sonho

Abdicar do trabalho, renda e segurança da sua casa em prol de um ano sabático pode parecer uma escolha muito ousada para algumas pessoas. Mas, se esse é um desejo seu e você está motivado a conquistá-lo, não se desanime.

Realmente, um período sabático no exterior não é para todos. Se você sente que é para você, então planeje e conquiste seu sonho.

O objetivo é restaurar suas energias, não as desperdiçar

Como você já deve ter percebido, um ano sabático exige muita organização pessoal e planejamento financeiro. Além disso, quando você estiver em terras internacionais, vai ser necessário ter paciência e resiliência para se adaptar.

Se o planejamento ou a duração da sua viagem estiver causando estresse, vale a pena dar alguns passos para trás e refletir. O grande objetivo é que você possa amadurecer e descansar, não se cansar ainda mais.

Com isso, você já consegue começar a fazer seu ano sabático acontecer. Boa sorte!

Assine nossa Newsletter

E-mail cadastrado com sucesso