Seja para fazer turismo, negócios, intercambio ou competição esportiva amadora, quem viaja para o exterior precisa organizar a mala de maneira inteligente. Assim não se perde tempo e é possível aproveitar ao máximo o passeio, sem deixar nada para trás. Veja a seguir algumas dicas.
Cronograma
Antes de organizar as malas é importante avaliar o tempo de duração da viagem. Pode ser um fim de semana, uma semana, um mês ou até mesmo um ano. Nesse sentido, são muitas as opções, combinações e itens que não podem ficar para trás, como os de higiene pessoal e medicamentos controlados.
Mas, o exagero pode levar ao excesso de bagagem, que custa dinheiro e dá muito trabalho. Ou seja, sem planejamento, cada decisão errada pode virar um tormento. O ideal é pensar em termos de semanas. Melhor começar planejando a bagagem para uma semana, sete dias. Então, é só dobrar ou triplicar o que vai levar.
Mala ou mochila?
Em geral, a bagagem fica mais organizada em malas, que estão disponíveis em tamanhos: pequena (que podem ir à cabine), média e grande. No caso destas duas últimas opções, o limite de peso é de 23 quilos e as companhias aéreas costumam classificá-las como volume despachado. Ou seja, ter mais espaço é bom, mas significa mais peso.
Portanto, você deve conhecer as dimensões de cada mala. Se não sabe, confira a seguir!
– Bagagem de mão: 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura, largura e comprimento). Peso: 10 kg.
– Bagagem despachada: 80 cm x 50 cm x 28 cm (altura, largura e comprimento). Peso: 23 kg.
– Artigo pessoal*: 45 cm x 35 cm x 20 cm (altura, largura e comprimento).
Em trens, seja na Europa ou nos Estados Unidos e Canadá, normalmente, não há restrições de peso para bagagem, mas você deve conferir as especificações, dimensões e restrições de cada companhia de transporte. Além disso, é importante que você pesquise sobre a acessibilidade do local que vai desembarcar, pois nem todos têm elevador ou escada rolante, por exemplo. Por isso, não esqueça, você deve ser capaz de carregar as suas próprias malas.
* O artigo pessoal pode ser uma bagagem adicional que você leva, como mochila, bolsa normal, bolsa para bebê, mochila do notebook etc.
Clima
Para fazer a mala perfeita para a sua viagem, é fundamental consultar a previsão do tempo do destino escolhido. E lembrar que, enquanto é verão no Brasil, no hemisfério norte (Europa, Estados Unidos e Canadá) é inverno.
Veja a seguir o que colocar em uma bagagem básica de 7 dias, a depender do clima e roteiro.
Tempo frio
– 2 calças jeans
– 2 shorts
– 7 camisetas ou blusas
– 1 jaqueta
– 1 casaco e acessórios
Se preferir peças adicionais, leve 1 touca, lenços ou 1 cachecol, 2 pares de luva, 3 calçados fechados ou mais.
Tempo quente
– 2 shorts
– 2 vestidos ou bermudas
– 2 calças jeans
– 8 camisetas
– 1 jaqueta
Se for para praia, leve biquínis, protetor solar, chapéus, acessórios e inclua calçados confortáveis, como tênis, sandália e chinelo.
Escolher peça versáteis e de fácil combinação podem ajudar no momento de montar o look. Outra opção é já definir que roupa será usada em cada ocasião. Assim você ganha tempo e espaço.
Como organizar a mala
A missão é minimizar o tamanho do espaço na mala. O modo mais prático é fazendo pequenos “rolinhos” com as roupas.
Faça rolinhos com camisetas, meias, cintos e roupas íntimas, colocando-os lado a lado, ocupando assim todo o espaço da mala.
Roupas mais volumosas como jaquetas ou calças mais grossas podem ir esticadas por cima das demais roupas.
Para calçados, leve cada um em pequenos sacos para evitar o contato das solas com as roupas.
Bagagem despachada é vantagem?
Para aproveitar o passeio ao máximo, todo mundo quer descer correndo do avião. Essa estratégia consiste em levar consigo tudo o que precisa na bagagem de mão. Entretanto, há que se considerar os transtornos envolvidos. Como o desconforto da falta de espaço na cabine ou ter que deixar itens importantes para trás.
Quem despacha a bagagem conta com a segurança de poder levar uma variedade maior de roupas e acessórios, eletrônicos ou materiais frágeis. Além de ser uma vantagem principalmente no retorno, quando as pessoas trazem presentes e lembranças.
Complementar a isso, ao despachar a mala coberta pelo Omint Seguro Viagem você também estará protegido contra imprevistos, garantindo assistência e ressarcimento em casos de danos parcial ou total e extravio de bagagem, incluindo bagagens especiais como pranchas de surfe ou snowboard – um diferencial da Omint, que oferece planos especiais para quem viaja para praticar esportes ou até competição amadora.
Que tal conhecer a tranquilidade inigualável que é viajar com Omint Seguro Viagem? Conheça todas as nossas soluções por meio deste link.
Gosta desse tipo de conteúdo? Você pode acompanhar mais aqui no nosso blog.