Descrição de cargos: guia completo para profissionais de RH

Criar um modelo de descrição de cargos ajuda a alinhar expectativas e responsabilidades de colaboradores e futuros talentos.

Publicado por Morgana Parisi

7 de junho de 2024

A descrição de cargos, também conhecida como “job description”, é uma ferramenta fundamental para garantir o sucesso da gestão de pessoas em qualquer organização. Ela é desenvolvida por profissionais de RH que buscam otimizar a estrutura de funções internas e novas contratações.

Sabendo que a descrição de funções é imprescindível para o êxito de qualquer empresa, trouxenos este artigo com detalhes sobre a melhor forma de criar o seu modelo. Confira aqui!

O que é a descrição de cargos?

A descrição de cargos é um documento detalhado que contém as atividades desenvolvidas, qualificações e responsabilidades de cada área de atuação e cargo de trabalho dentro da empresa.

Elaborada pelos profissionais de RH, a descrição de cargos faz parte da estratégia organizacional que visa a otimizar a gestão de pessoas e a possível expansão de negócio. No recrutamento e seleção, por exemplo, essa ferramenta é o apoio para avaliações e direcionamentos de plano de carreira. Além disso, dá maior clareza sobre o papel de cada área.

No documento também devem constar,  com os cargos da empresa, as qualificações, as formações, as habilidades e os conhecimentos necessários para exercer cada função. Essa especificação também ajuda no preenchimento de vagas, otimizando o filtro de currículos alinhados para cada cargo.

O modelo descritivo de cargo deve ser reavaliado de acordo com a cultura organizacional,  as mudanças estruturais e a criação de novas áreas e projetos. Também deve constar e ser atualizado no organograma da empresa.

Importância da descrição de cargos

Apesar de parecer complexa, a descrição de cargos e atividades desenvolvidas traz benefícios fundamentais para a sua organização. Confira!

  • Alinhamento das expectativas: definição clara do que é esperado do colaborador, contribuindo para uma comunicação assertiva.
  • Recrutamento: mais eficiência na seleção de candidatos qualificados para cada cargo da empresa.
  • Avaliação de desempenho: o modelo descritivo do cargo atua como guia de critério para mensurar o desempenho dos colaboradores.
  • Plano de carreira: contribui para a identificação de desempenho no cargo e necessidades de treinamentos e mentorias.

Como você pôde ver, a ferramenta vai além de listar as atividades desenvolvidas por cada área: ela atua como a base que direciona processos internos de recursos humanos. A multipotencialidade da descrição de cargos permite que outras áreas estruturais da empresa tenham esse norte, podendo até possibilitar o crescimento e a expansão saudável de um negócio.

Como fazer uma boa descrição de cargos

Separamos alguns passos essenciais para você desenvolver o seu modelo descritivo de cargos.

  1. Título do cargo
    Escolha títulos claros, nem muito genéricos, nem muito específicos, que traduzam as atividades desenvolvidas para a posição.
  2. Resumo do cargo
    Escreva em um parágrafo a visão geral das principais responsabilidades e objetivos do cargo.
  3. Responsabilidades e atividades
    Liste com clareza as principais atividades desenvolvidas no dia a dia e suas responsabilidades. Dica: usar verbos de ação ajuda a trazer objetividade para a descrição de cargos.
  4. Requisitos de qualificação
    Especifique o que for imprescindível: formação acadêmica, tempo de experiência, domínio de ferramentas e habilidades necessárias para a função.
  5. Competências e habilidades
    Destaque as competências técnicas e comportamentais imprescindíveis para assumir o cargo da empresa.
  6. Condições de trabalho
    Liste as condições fundamentais: ambiente de trabalho, modelo de jornada, carga horária, pausas, uso de ferramentas de gestão ou timesheet e outras condições relevantes.
  7. Salário e benefícios
    Embora opcional, incluir as informações sobre salário e benefícios ajuda a filtrar e atrair candidatos mais qualificados.

A elaboração de uma descrição de cargos precisa e bem estruturada é pilar fundamental para o sucesso das estratégias de recursos humanos. Ela não apenas orienta os candidatos e colaboradores sobre as expectativas e os requisitos da empresa, mas também serve como ferramenta essencial para o alinhamento e o desenvolvimento de talentos.

4 dicas para tornar sua descrição de cargos mais eficaz

Pensando na essencialidade do modelo descritivo de cargos, trouxemos algumas dicas que vão deixar o processo de criação do seu modelo mais dinâmico e objetivo.

#1. Seja claro e objetivo: use linguagem simples e direta para escrever a descrição de cargos. Evite usar gírias e jargões – a comunicação assertiva alinha as atividades desenvolvidas e expectativas do colaborador.

#2. Envolva os líderes: trabalhe com os gerentes de cada cargo da empresa para criar o documento. Eles podem trazer insights fundamentais sobre a experiência, o desempenho e as habilidades para a função.

#3. Seja consistente: compare o seu documento com outras descrições de cargo da organização, evitando redundâncias e criando um padrão.

#4. Atualize as descrições de cargos: reveja periodicamente o modelo descritivo de cargos, adicionando feedbacks de colaboradores, gerentes e em caso de mudança de cultura organizacional. Incorpore os insights e ajuste o documento de acordo com a estrutura e as responsabilidades dos cargos da empresa.

Conclusão

Uma boa descrição de cargos é fundamental para a eficiência das práticas de RH e para o sucesso organizacional. Seguir esse guia claro sobre as expectativas e responsabilidades ajuda a atrair e selecionar candidatos que se encaixem no perfil desejado para os cargos de uma empresa e alinhados com os objetivos estruturais.

Criando esse modelo uma vez, ele pode ser adaptado para outros cargos e ser atualizado, trazendo assertividade nas avaliações e aumentando a produtividade e a satisfação dos colaboradores.

Agora que você já sabe como o modo descritivo de cargos é essencial, tanto para os colaboradores como para a empresa, aplique as dicas e os conceitos deste artigo para otimizar o seu trabalho e impulsionar a sua área.

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