Montar equipes capacitadas e eficientes é um ponto muito importante dentro de qualquer organização. Esse desafio deve ser cumprido com muita excelência. Afinal, são essas pessoas unidas que farão todos os projetos e objetivos acontecerem. Para quem busca aumentar o quadro de funcionários sem elevar muito o orçamento, a contratação de estagiário mostra-se uma ótima solução.
O estágio é uma modalidade pedagógica que carrega diversas vantagens, tanto para os estudantes quando para as companhias. De um lado, os novos profissionais conseguem aplicar na prática o que estão aprendendo e conquistar qualificação profissional. De outro, empresas descobrem e investem em talentos sem muitos custos.
Essa estratégia, mesmo com todos os benefícios, deve ser entendida a fundo pelas corporações que buscam aplicá-la. É necessário ter uma boa noção das expectativas dos estagiários atualmente para criar vagas atraentes e competitivas.
Pensando nisso, vamos abordar esses tópicos:
- O que é o estágio profissional.
- O que esperar de um estágio.
- O que é necessário para fazer a contratação de estagiário.
- Conheça os benefícios da contratação de estagiário.
Então, vamos lá!
O que é o estágio profissional
Ao contrário do que o nome pode dar a entender, o estágio profissional não é uma relação de emprego e, sim, pedagógica. Ou seja, o seu propósito é servir como ponte entre o universo acadêmico estudantil e o mercado de trabalho. Ainda assim, o intuito primário dos estagiários é o de aprender.
Estudantes de ensino médio, técnico, superior e até de pós-graduação podem ser estagiários, mas é mais comum durante o ensino superior, época na qual essa modalidade pedagógica é obrigatória. Normalmente, buscam por essa alternativa, os alunos que nunca atuaram em empresas ou estão passando por uma transição de carreira. Assim, podem desempenhar funções no mercado de trabalho sob a supervisão de profissionais mais experientes.
Com objetivo didático, o estágio é muito importante na formação de novos profissionais, porque oferece a eles uma perspectiva de como é a rotina e as relações no mercado profissional.
No período em que estão estagiando, os estudantes devem viver experiências diversas para aprender o máximo possível. Dessa maneira, quando estiverem formados e em busca de emprego, saberão quais áreas focar e as responsabilidades mais compatíveis com seu perfil profissional.
Leia também: Primeira liderança e Gestão de tempo.
O que esperar de um estagiário nas empresas
Mesmo não configurando uma relação de trabalho, o estágio também tem regras, tanto para o estagiário como para as empresas.
Sobre a rotina, por exemplo, é primordial destacar a jornada. Um estagiário só poderá trabalhar 6 horas por dia, diferentemente das 8 horas previstas para os profissionais da CLT. Também está prevista na lei a redução da jornada em época de provas.
A remuneração acontece por meio da chamada “bolsa-auxílio”, que deve ser acordada entre ambas as partes e não é considerada um salário, e do auxílio transporte, essencial para cobrir gastos dos estagiários em seu deslocamento. A empresa também pode oferecer outros benefícios caso queira, como plano de saúde.
O contrato dos programas de estágio é de 6 meses, podendo ser prolongado por mais 6 meses até o limite de 2 anos. Isso quer dizer que, quando o estagiário atinge o período de 24 meses na empresa, o contrato deve ser encerrado. Isso pode acontecer de duas maneiras: efetivando o estagiário e iniciando, assim, uma relação profissional ou encerrando as relações com o estudante.
É válido saber também que não há aviso prévio nem processo de demissão, visto que o estágio profissional não configura uma relação de emprego.
A relação de estágio profissional também prevê recesso remunerado após 12 meses trabalhados. E, é claro, o estagiário também tem seus deveres com a empresa, como justificar faltas e atrasos. Além disso, a cada 6 meses a faculdade deve receber um relatório sobre as tarefas desempenhadas durante o estágio.
O que é necessário para fazer a contratação de estagiário?
Primeiro é preciso entender que, por se tratar de uma relação pedagógica e não profissional, o acordo de estágio é constituído por três partes: a instituição de ensino (geralmente faculdade), a empresa e o estudante.
Normalmente, as faculdades têm já formalizado o TCE, Termo de Compromisso de Estágio. Esse documento é imprescindível para a contratação, visto que já discrimina todos os documentos e informações necessários para firmar o acordo de contratação de estagiário.
A organização contratante tem a obrigação de selecionar alguns de seus colaboradores para atuar como o supervisor do estagiário. Afinal, essa é uma relação pedagógica na qual o estudante não tem nenhuma ou pouca experiência. Um profissional experiente é fundamental para acompanhar seu desenvolvimento e compartilhar seus aprendizados de carreira.
Outro ponto que algumas empresas desconhecem é a obrigatoriedade de contratar um Seguro contra Acidentes Pessoais para o contratante. Esse seguro deve cobrir morte e invalidez permanente provocadas por acidente de forma total ou parcial. Caso queira entender mais sobre esse assunto e como a Omint pode auxiliar sua empresa nisso, não deixe de ler o nosso artigo sobre acidente de trabalho.
Conheça os benefícios da contratação de estagiário
São diversos os motivos pelos quais as empresas decidem aumentar a equipe com a contratação de estagiário. Ao optar por essa estratégia, as organizações contam com benefícios insubstituíveis e extremamente relevantes em curto, médio e principalmente a longo prazo. Para entender essas vantagens e como elas podem favorecer sua empresa e time, veja os pontos que levantamos.
Novas perspectivas
Equipes mais diversas e plurais conseguem soluções mais criativas e inovadoras justamente pela diversidade de perspectivas trabalhando em conjunto. Contar com estagiários é uma ótima maneira de construir times assim.
A diferença de idade, vivências e opiniões deixa qualquer projeto muito mais rico e eleva a qualidade da entrega final. É essencial investir em diversidade de opiniões.
Profissionais motivados
Com grande desejo de aprender e vivenciar na prática tudo o que viram nas salas de aula, os estudantes chegam às empresas com muita energia e vontade de participar. Essa é uma oportunidade muito valiosa para as empresas de testar esses recém-ingressantes no mercado de trabalho.
Outro ponto muito válido para destacar é a curiosidade deles. Como ainda não sabem quais áreas preferem, são muito flexíveis quanto a isso. Assim, é muito interessante convidá-los para participar de diferentes atividades, dando-lhes a possibilidade da descoberta e às equipes, uma mão extra para auxiliar no projeto.
Conhecimentos recentes
Como ainda estão aprendendo, os estagiários são profissionais com conhecimento extremamente atualizado. Eles estão vivendo e participando do início de diversas mudanças, além de aprenderem com os últimos materiais e exemplos do mercado.
Vale destacar que a diferença cultural e etária desses profissionais faz com que saibam exatamente o que o seu público consome e pelo que se interessa. Para muitas empresas, essa perspectiva pode ser extremamente valiosa e muito difícil de obter de outra maneira.
Menos burocracia
Outro ponto positivo de trazer estagiários para o quadro de funcionários é a simplicidade do processo. Como são estudantes e não profissionais, o processo é menos burocrático, visto que não precisa contemplar todas as exigências da CLT.
Sobre a contratação de estagiário não incidem as obrigações de 1/3 sobre férias, FGTS, INSS, aviso prévio e décimo terceiro salário. A remuneração pelos serviços executados é feita pela bolsa auxílio. Tendo em mente todos esses pontos, vê-se como é muito simples para as empresas trazerem estagiários para suas equipes, além de colaborar com a formação profissional dos estudantes no início de carreira.
Talentos relevantes para as empresas
Além da chance de aprender na prática como o mercado funciona, os estágios também são uma ótima oportunidade para que as organizações capacitem jovens que possam vir a se tornar efetivamente colaboradores.
As primeiras vivências profissionais de estudantes em programas de estágio irão amadurecê-los consideravelmente, tanto com técnica como com soft skills. Ao investir nesses estudantes, criam-se futuros profissionais que conhecem e já trabalham conforme a cultura organizacional da empresa. Assim, a efetivação cria um colaborador atualizado e capacitado para a companhia.
Além de um investimento nos futuros profissionais, os programas de estágios também são um investimento na própria empresa, criando a possibilidade de reter novos talentos.
Essas são algumas das vantagens que tornam os programas de estágios modalidades tão queridas e cobiçadas no mercado de trabalho.
Conclusão
Uma equipe define o sucesso de uma ideia, um projeto e, em última instância, de uma empresa. Claro que muitos outros fatores também prestam seu papel nos resultados, mas a equipe é o início de tudo. Por isso, decisões relacionadas às pessoas envolvidas em uma organização não podem ser feitas de forma leviana.
Os benefícios da contratação de estagiário são imensos, como apresentados nesse texto, e o processo para tal não é mais complexo do que contratar um CLT. Por isso, vale muito a pena para as organizações que estão crescendo e buscam se manter atualizadas pensarem na estratégia de programas de estágio como apoio para a sua expansão.
Esperamos que esse artigo tenha auxiliado a sua empresa. Até a próxima!