Manter a motivação e o engajamento é um dos principais desafios dos gestores. Cada pessoa é única e pode ser muito difícil atuar com grandes equipes. Afinal, nós, seres humanos, somos complexos de lidar. E é justamente por isso que existem as dinâmicas de grupo.
Criadas com o propósito de colocar os colaboradores em situações mais práticas, promovem também a interação entre eles, às vezes de maneira lúdica. Por isso, vale a pena conhecer os diversos modelos de dinâmica de grupo para empresas. Essa estratégia pode ser uma poderosa aliada para melhorar o ambiente de trabalho, o clima organizacional e a união das equipes.
Claro que a estratégia também não é uma bala de prata. É preciso saber quando, como e quais dinâmicas aplicar. Ainda assim, quando bem executada, essa alternativa costuma se mostrar eficaz.
Para que você possa se destacar no mundo corporativo e aprimorar seus recursos como gestor, preparamos esse texto. Aqui iremos abordar os seguintes tópicos:
• O que são as dinâmicas de grupo.
• Quando e como usar dinâmicas de grupo.
• Dicas para conduzir dinâmicas corporativas.
• Exemplos de dinâmica de grupo.
Vamos lá?
O que são as dinâmicas de grupo
É difícil extrair o melhor resultado das pessoas quando elas não se sentem motivadas ou parte do grupo. Assim, as dinâmicas de grupo são atividades práticas com o objetivo de incentivar a cooperação entre os participantes colocando-os em diferentes contextos.
Além da colaboração, também é possível entender como cada pessoa reage em situações específicas, criando mais compreensão entre os colaboradores. É uma ótima oportunidade para que os integrantes possam não apenas conhecer uns aos outros como também conhecer a si próprios.
Com esse conhecimento, é possível formar equipes que interagem melhor entre si e passar tarefas mais alinhadas com as habilidades comportamentais específicas de cada colaborador.
Como muitas têm caráter lúdico, as dinâmicas de grupo removem a resistência e a timidez de muitos participantes, proporcionando um ambiente mais descontraído. Essa característica é muito importante para promover um ambiente leve e sincero, onde os pares conseguem conversar sem se preocupar com julgamentos ou a pressão dos cargos que ocupam.
Dessa maneira, as dinâmicas com equipes são muito boas para viabilizar o bem-estar corporativo, ver a compatibilidade de pessoas com a cultura da organização e melhorar o ambiente de trabalho.
Quando e como usar dinâmicas de grupo
Existem diversos modelos de dinâmicas corporativas e cada um deles pode ser aplicado com o intuito de conseguir melhores resultados. Antes de conhecermos as atividades em grupo mais famosas, é importante termos em mente quando e como utilizá-las.
Planejar uma dinâmica em grupo para novos funcionários, por exemplo, é diferente de organizar uma para integração da equipe. Por isso, veja os principais contextos nos quais essa estratégia pode ser aplicada.
Processos seletivos
Muitas vezes, é necessário sair apenas do âmbito racional e teórico de uma entrevista de emprego e testar os aplicantes com atividades práticas. Assim, é possível ver como eles agem quando estão próximos de outros colaboradores e em situações de estresse ou pouco tempo. Para isso, há diversas alternativas de dinâmica de entrevista de emprego.
Não raro, a maneira como as pessoas se descrevem e a forma de agir acabam sendo muito conflitantes. Por isso, vale muito a pena considerar a possibilidade de colocar os próximos possíveis colaboradores em dinâmicas de grupo.
Integração de novos colaboradores
Quando novos colaboradores entram na empresa, é natural que se sintam tímidos e deslocados. Ainda que esse processo muitas vezes se conclua naturalmente, para algumas pessoas pode ser muito longo e difícil. Por isso, os responsáveis pela gestão de pessoas podem ajudar as equipes com dinâmicas de grupo, integrando naturalmente os recém-chegados à organização.
Essas atividades também são muito valiosas por apresentar o ambiente de trabalho e a cultura organizacional da empresa. Por isso, não hesite em unir os novos funcionários utilizando dinâmicas corporativas.
Motivação de novas equipes
Quando são formadas novas equipes ou squads, seja por uma reformulação nas áreas internas de empresa, seja pelo surgimento de novos projetos, é normal que haja certo desconforto inicial. As pessoas da equipe ainda não se conhecem e as interações podem ser extremamente formais ou forçadas.
Com as dinâmicas de grupo, pode-se remover o mistério e a timidez, construir um ambiente mais descontraído e deixar que os colaboradores se conheçam e interajam naturalmente entre si.
Análise de novos gestores
Assumir uma nova liderança pode ser difícil. Quando um líder é colocado a cargo de uma equipe, certamente ele conhece muito pouco sobre seus colaboradores. E, sem entender as pessoas que está gerindo, fica muito difícil para um gestor motivá-las a darem o seu melhor.
Por isso, é interessante para novos líderes propor dinâmicas de grupo, criando a possibilidade de a equipe conhecê-lo e vice-versa. Com um entendimento melhor das pessoas que formam seu time, suas habilidades comportamentais e personalidade, o novo gestor poderá idealizar melhores estratégias de trabalho e motivação pessoal.
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Dicas para conduzir dinâmicas corporativas
Agora que você já sabe os principais contextos em que as dinâmicas de grupo são utilizadas, talvez esteja começando a pensar em aplicá-las.
Existem maneiras de orientar as dinâmicas empresariais e, para garantir que você construa a melhor para a sua situação, acompanhe essas dicas.
Tenha em mente os seus objetivos
Quando aplicamos uma dinâmica em grupo, é preciso ter muito claro seu propósito. Só assim você será capaz de fazer um planejamento adequado, bem como orientar os participantes de maneira apropriada.
Escolha a dinâmica em grupo mais apropriada para a situação
Uma vez que já foram esclarecidos os motivos para realizar a dinâmica corporativa, torna-se necessário encontrar um modelo pertinente para os seus objetivos.
Iremos abordar agora as principais dinâmicas de grupo para que você possa escolher a que mais faz sentido no seu contexto.
Se necessário, planeje previamente métodos de avaliação
Quando o objetivo das atividades em equipe é quebrar o gelo e integrar a equipe, normalmente não há necessidade de planejar métodos de avaliação. Afinal, não há nenhuma competição envolvida.
Entretanto, quando é uma dinâmica de entrevista de emprego, torna-se essencial que você e os outros avaliadores tenham uma maneira única de avaliar os participantes.
Escolha um ambiente apropriado
Se a dinâmica em grupo for conduzida presencialmente, é interessante pensar em um local diferente para a atividade. O novo ambiente também facilita na mudança de mentalidade e atmosfera da equipe.
Dependendo da dinâmica, talvez seja importante ter mesas ou muito espaço livre, lousas, superfícies para grudar post-its e afins.
Se for on-line, é preciso pensar nas ferramentas a serem utilizadas.
Se possível, grave a dinâmica
Nem sempre é possível por questões de consentimento e, claro, nem sempre é necessário, mas, quando a dinâmica em grupo for para processos seletivos ou avaliações, pode ser interessante gravá-las.
Assim, todos os avaliadores poderão rever e discutir os mesmos pontos.
Exemplos de dinâmica de grupo
Como você já sabe, diferentes dinâmicas podem auxiliar você e sua equipe a chegarem em diferentes resultados. Agora que já sabe quando utilizar as dinâmicas corporativas e como colher seus melhores resultados, chegou o momento de conhecer as principais alternativas.
Veja aqui!
1) Jogo da venda
Deixe no centro da sala uma caixa com papéis. Neles, estarão escritos vários objetos inúteis, como um carro incapaz de andar, uma caneta sem tinta, cadeira sem assento, e quantos outros você quiser adicionar. Além disso, coloque também à disposição dos participantes materiais de papelaria, como canetas, colas, papéis e afins.
Cada participante deverá pegar um papel aleatoriamente na caixa. Seu objetivo será pensar em alguma estratégia para vendê-lo, podendo utilizar qualquer material ou ideia disponível. Estabeleça um tempo para que as pessoas possam se preparar.
Ao final, peça que cada um apresente sua venda. Se quiser, questione os participantes, ofereça resposta ou até disponibilize votações para que eles escolham as melhores apresentações.
2) Dinâmica da ilha deserta
Nessa atividade anônima, você precisará montar um pequeno questionário para oferecer aos participantes. Nele, estarão 3 simples perguntas.
– Se você estivesse numa ilha deserta, qual colega do grupo você gostaria de ter ao seu lado?
– Se precisasse organizar um evento, escolheria qual colega para ajudar na tarefa?
– Se ganhasse uma viagem com tudo incluso e pudesse levar mais 3 pessoas com você, quais colegas escolheria?
Lembre-se de sempre assegurar aos colaboradores de que as respostas são anônimas. Depois que todos os questionários forem devolvidos, coloque-os em um envelope. Na sequência, cada participante deverá justificar para a roda os motivos pela sua escolha sem citar nomes.
Preste atenção em palavras e termos que as pessoas utilizam para justificar suas respostas. Esses termos são as palavras-chave de companheirismos da sua equipe. Eles devem ser anotados e revisados com o time.
Essa dinâmica funciona para um time já formado e que se conhece. É muito boa para melhorar a cooperação ou para que um novo líder entenda a dinâmica do grupo.
3) O jogo das mãos dadas
Essa dinâmica é muito eficaz para melhorar a atenção do grupo, além de motivar imensamente a comunicação e o trabalho.
Funciona assim: os participantes deverão se organizar em um círculo de mãos dadas. Todos deverão decorar quem estava à direita e à esquerda. Feito isso, as pessoas deverão andar aleatoriamente pela sala. É interessante colocar uma música nesse momento, deixando o clima mais descontraído.
Quando os participantes já estiverem misturados no ambiente, peça que todos parem e, na posição em que estão, deem as mãos para as pessoas que estavam ao seu lado. Com isso, um nó humano será formado, já que muitos braços estarão se entrecruzando.
O objetivo agora é que as pessoas formem o círculo original sem soltarem as mãos. Isso envolverá muita organização e diálogo para desfazer o nó de braços que foi construído. Com cooperação e paciência, o grupo deverá ser capaz de atingir o sucesso nesse desafio.
Essa atividade exige que as pessoas interajam entre si, se organizem e, é claro, no final todos ganham.
4) 2 verdades e 1 mentira
Esse jogo é muito interessante para quebrar o gelo entre novas equipes ou colaboradores e muito simples de realizar também.
Cada participante deve falar para o resto do grupo 2 verdades e 1 mentira sobre si mesmo, sem contar qual é qual. O resto do grupo deve discutir sobre qual das afirmações é a mentira e escolher uma. Em seguida, a pessoa deverá compartilhar se o grupo acertou ou não.
O jogo prossegue até todas as pessoas participarem.
5) Brainstorm 6.3.5
Se o objetivo é motivar a equipe a ter ideias e soluções para um problema, essa dinâmica em grupo é muito útil.
Basicamente, brainstorm é o momento em que a equipe se une para surgir com um número elevado de ideias, mesmo que a maioria seja impossível ou não venha a ser utilizada. Essa estratégia é muito usada em inovação e criatividade. É importante estimular mais a quantidade do que a qualidade durante o brainstorm.
Nessa técnica, são 6 pessoas, cada uma deverá sugerir 3 ideias em 5 minutos. Daí o nome 6.3.5.
Depois disso, a equipe pode discutir as possíveis ideias, pensar em como uni-las ou avaliar se são exequíveis ou não.
Agora você já tem um ótimo leque de dinâmicas para pôr em prática na sua empresa. Quando pretende aplicá-las?