O inverno brasileiro começa apenas em junho, mas já ganha nossa atenção por ser um dos momentos mais esperados pelas famílias: as férias escolares. Nesse período, muitas pessoas dedicam seu tempo para viajar e desfrutar novas experiências. E quem consegue se planejar com antecedência tem a oportunidade de fazer reservas com os melhores preços e garantir a tranquilidade nesses dias tão esperados.
Confira nossas dicas para planejar sua viagem e só se preocupar com as boas memórias!
#1. Escolha o destino
Na maioria das regiões brasileiras, o inverno é um período de frio ou chuvas. Por isso, muitas pessoas aproveitam para organizar uma viagem internacional, seja no Hemisfério Sul, visitando um destino do nosso continente, ou no Hemisfério Norte, onde é verão.
As possibilidades de roteiros são muitas, e a escolha vai depender das preferências e dos desejos da sua família. Lembre-se de que, dependendo do lugar, é necessário verificar se os documentos estão em dia e se é preciso providenciar algo novo. Em alguns casos, a documentação – como passaporte e visto, por exemplo – podem demorar para serem liberados. Fique de olho nos prazos.
Confira também: Viagem para Flórida tem passeios além da Disney
#2. Roteiros e pesquisa
Após decidir o destino, é possível otimizar seu tempo ao programar também alguns passos para a sua viagem. Defina quais serão as atividades e os passeios a serem realizados, pois esse aspecto poderá ajudar na próxima etapa: a organização financeira.
Busque informações sobre pontos turísticos, bares, restaurantes, vistas e afins. Quando essa pesquisa não é realizada com antecedência, você pode perder tempo com rotas mais longas ou deixar de visitar lugares que gostaria de conhecer.
#3. Defina seu orçamento
Um dos grandes benefícios do planejamento está relacionado à economia financeira. Afinal, programar sua viagem meses antes permite buscar os melhores preços em hospedagem, experiências e transporte. Neste último, pode-se aproveitar promoções de passagens, em que é possível escolher o melhor momento para adquirir o bilhete.
Antecipando-se é possível criar uma reserva e organizar as finanças para que a viagem não impacte os compromissos rotineiros da família. Por isso, é importante ter a estimativa de valor que você acredita que irá gastar, considerando deslocamento, hotel, passeios e alimentação.
Outra dica é não deixar para trocar a moeda tão perto da data de embarque. Muitas pessoas costumam juntar dinheiro e realizar o câmbio no período da viagem. Porém, por conta da variação diária, a dica é que você compre a moeda do país de destino pouco a pouco. Assim não sofrerá prejuízos diante de uma alta ou queda inesperada.
#4. Organize as malas
Para fazer as malas de maneira eficiente, é importante considerar o tempo de viagem, o clima previsto para o local, bem como os itens essenciais para passar alguns dias fora de casa, como equipamentos, medicamentos e alimentos. Para famílias, o desafio é arrumar a mala de bebês, crianças e adolescentes considerando diversos fatores e ainda não extrapolar as limitações e dimensões de cada mala. Veja!
– Bagagem de mão: 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura, largura e comprimento). Peso: 10 kg.
– Bagagem despachada: 80 cm x 50 cm x 28 cm (altura, largura e comprimento). Peso: 23 kg.
Em caso de uma viagem mais longa, na etapa de orçamento é importante já considerar gastos relacionados ao excesso de bagagem. No entanto, para viajantes frequentes, as companhias aéreas têm regras específicas e, em alguns programas de fidelidade, há isenção de taxas.
Leia mais: A viagem perfeita começa arrumando as malas.
#5. Contrate um seguro viagem
O item mais importante de uma viagem bem planejada é um seguro viagem. Afinal, você não pode deixar suas férias virarem um tormento por conta de imprevistos. Voo com overbooking, bagagem perdida, cair e machucar alguma parte do corpo, sofrer intoxicação alimentar… São situações que ninguém deseja passar, mas que podem acontecer com qualquer um.
O que deveria ser uma experiência única e cheia de sensações positivas pode se tornar um pesadelo. Viajar acompanhado por um seguro viagem de qualidade é a melhor opção para que o seu passeio seja um sucesso. E ele deve ser considerado desde o início do seu planejamento.
Com essa segurança, cuidados médicos e até odontológicos de emergência serão respaldados pela seguradora, de acordo com o capital segurado e coberturas contratadas. Afinal, as despesas médicas no exterior podem ser bastante elevadas mesmo para quem tem reservas financeiras. Alguns procedimentos nos Estados Unidos, por exemplo, podem chegar a ser de 5 a 100 vezes maiores que uma apólice de seguro viagem.
Para além da questão da saúde, um bom seguro viagem oferece coberturas relacionadas ao extravio de bagagens que vão evitar dores de cabeça com a companhia aérea. Ao escolher o seu seguro, observe todas os benefícios descritos – inclusive nos asteriscos – e prefira empresas que tenham boa experiência de compra, com atendimento ágil e informações nos principais canais de comunicação.
A Omint Seguro Viagem possui todos esses benefícios para os viajantes organizados. Com ele, você não terá desvios na rota das férias de inverno inesquecíveis. Caso ocorra um extravio permanente, roubo ou furto qualificado de bagagem, o capital segurado pode chegar a R$ 4.750.
Se houver qualquer emergência médica, você poderá ligar imediatamente para a Central de Atendimento, inclusive a cobrar, para ser atendido em português em situações de incidentes nos 5 continentes, 24h por dia, 7 dias na semana.
Além de proteger as férias em família, as coberturas do Omint Seguro Viagem podem ser personalizadas para viagens que incluam a prática de esportes amadores ou de negócios. Contrate agora e curta suas férias de inverno com tranquilidade e o suporte de excelência da Omint.