Fechamento de vagas: reduza o SLA da sua empresa com essas dicas

Um dos maiores desafios do RH é encontrar profissionais qualificados para as oportunidades abertas. Como equilibrar a busca por qualidade com a necessidade de diminuir o tempo de fechamento de vagas? Saiba agora.

Publicado por Juliana Brito

31 de março de 2023

Para manter a excelência e otimização dos processos o RH deve ficar atento a vários indicadores. No caso de recrutamento e seleção, também conhecido como R&S, um dos mais importantes é o tempo de fechamento de vagas.

Também conhecido como SLA de vagas, o tempo de fechamento pode apresentar fatores importantes para o bom desempenho dos processos de recrutamento da sua empresa. Além disso, quando o intervalo para encontrar um colaborador é longo, diversos malefícios surgem, tanto para a empresa quanto para o profissional.

Pensando em tudo isso, é essencial que você e sua equipe entendam mais sobre as variáveis envolvidas no fechamento de vagas. Mais do que apenas recursos para fazer análises, este artigo também irá fornecer as dicas necessárias para que você possa reduzir o tempo de fechamento de vagas e otimizar os processos na sua organização.

Neste texto, iremos trabalhar os seguintes tópicos:

  • O que é o SLA de fechamento de vagas.
  • A importância de mensurar o SLA de fechamento de vagas.
  • Qual é o tempo ideal de fechamento de vagas.
  • Como diminuir o SLA de vagas.

Continue a ler o texto e entenda esse assunto!

 

O que é o SLA de fechamento de vagas

O SLA (Service Level Agreement) é um indicador muito utilizado por equipes de recrutamento para gerenciar e compreender a eficiência do processo de contratação de um novo funcionário. Esse é um recurso que muitas empresas têm empregado na tentativa de diminuir o tempo de fechamento de suas vagas e realizar processos seletivos mais enxutos.

Quando estamos analisando apenas uma vaga, calcular o SLA envolve apenas mensurar a quantidade de horas necessárias para que uma vaga seja ocupada a partir do momento em que se publica a posição até a hora que o candidato aceita a oferta.

Quando estamos lidando com mais de uma oportunidade profissional, o cálculo para fechamento de vagas muda um pouco. Nesse caso, o número total de horas deve abranger desde o início das publicações até o fechamento da última vaga. Essa quantidade de horas é então dividida pelo número total de posições, dando a média do SLA.

Com esses valores à disposição, você e sua equipe podem avaliar os processos de contratação e planejar uma estratégia de otimização.

Neste vídeo, falamos também um pouco mais sobre esse assunto. Confira!

 

 

Leia também: Como melhorar seu onboarding e primeira liderança

A importância de mensurar o SLA de fechamento de vagas

Dados só são relevantes quando sabemos analisá-los e utilizá-los corretamente. Sem esse conhecimento, seu SLA de vagas será tão irrelevante quanto qualquer outro número aleatório.

Separamos alguns dos benefícios que sua empresa pode colher a partir da mensuração do SLA de fechamento de vagas. Confira!

 

Avaliação da qualidade do processo de contratação

Se você não sabe quanto tempo leva para contratar um novo colaborador na sua organização, é improvável que você seja capaz de mensurar a sua eficiência. Com isso, é possível que recursos sejam desperdiçados, investimentos estejam ociosos, a produtividade mantenha-se baixa e custos aumentem durante todo o processo seletivo.

O SLA é a ferramenta para perceber se há gargalos no processo de contratação e impulsionar o RH a identificá-los e, claro, corrigi-los.

 

Garantir a qualidade das contratações

A boa execução precisa de um bom planejamento, principalmente em empresas grandes e ao lidar com muitas vagas simultaneamente.

Quando o RH já tem o SLA médio para o fechamento de vagas, conta também com a capacidade de estabelecer a duração máxima – ou ao menos a duração ideal – para o processo seletivo. Com isso, consegue-se evitar pressa e improvisos para preencher a vaga, o que geralmente acaba levando a contratações inadequadas.

A vaga ociosa é pior do que a má contratação? Essa é uma discussão longa. O fato é que ambas as opções são extremamente dispendiosas para a empresa. Por isso, evite-as.

 

Maior compreensão da atratividade da empresa

Existe um nome para esse conceito: employer branding. Como está a imagem da sua companhia como marca contratante? Se todo o processo de contratação está sendo bem executado e ainda assim leva-se tempo para encontrar um novo colaborador, é possível que as vagas ou a própria imagem da empresa não esteja sendo capaz de atrair talentos.

Se a impressão causada pela sua organização não for forte, é muito difícil chamar a atenção de candidatos fortes. E, assim, o processo seletivo se estende indefinidamente e atrasa o fechamento de vagas. Não deixe que a ausência de employer branding seja um impeditivo para a atração de candidatos.

 

Melhor experiência para candidatos

Ninguém gosta de ser deixado no escuro, principalmente com assuntos importantes como vagas de emprego.

Quando há o planejamento para a duração do processo de contratação e fechamento de vagas, é possível oferecer aos candidatos mais visibilidade para entenderem quando acontecerão as etapas do processo, feedbacks e a escolha final.

 

Qual é o tempo ideal de fechamento de vagas

Essa é uma pergunta muito recorrente entre profissionais que começam a mensurar o SLA. Afinal, é muito difícil saber até onde é possível otimizar o processo. Existe um limite do quão rápida pode ser a contratação de um ou mais colaboradores sem que a qualidade se perca. É preciso também considerar o bem-estar corporativo dos profissionais de R&S para que as equipes não fiquem sobrecarregadas com expectativas surreais de contratação.

Ou seja, não vale a pena acelerar os processos sem ter estrutura de qualidade e boa gestão de tempo. Então, voltamos à pergunta: qual o SLA de vagas ideal? Qual é o equilíbrio ideal entre agilidade e qualidade?

Infelizmente, essa resposta não existe. Não é possível definir um número absoluto para se basear porque diversas variáveis influenciam nesse quesito, como a quantidade de recursos à disposição para o RH, a senioridade do cargo, o perfil, a cultura organizacional da empresa etc. A contratação de estagiários, por exemplo, leva menos tempo do que um diretor de vendas.

A média mais abrangente, para que você possa se basear, mas que não deve ser seguida estritamente, é em torno de 20 dias para cargos operacionais e administrativos; em torno de 90 dias para cargos de liderança, hierárquicos e de alta senioridade.

De qualquer maneira, direcione seus esforços para ter um processo satisfatório, capaz de não sobrecarregar as equipes de RH, mas que também não deixe recursos ou vagas ociosas, muito menos áreas improdutivas.

 

Como diminuir o SLA de vagas

Agora que você já entende como funciona essa variável, porque ela é tão importante e o que almejar alcançar com ela, é hora de criar um plano de ação e se apoderar de todos esses benefícios.

Para isso, preparamos algumas dicas para reduzir o tempo de fechamento de vagas e garantir que sua empresa encontre os melhores candidatos para preencher suas vagas. Veja!

 

Analise o atual processo de recrutamento da empresa

Desde o momento em que surge a necessidade de uma contratação até o momento em que algum candidato aceita, quais são as etapas?

Junte as equipes responsáveis e desenhem o fluxo de contratação do início ao fim em detalhes. Com essa visualização completa, vocês poderão identificar os principais gargalos do processo. O próximo passo será fazer um brainstorm e pensar em ações para remover esses problemas recorrentes.

Essa é uma etapa imprescindível para reduzir o SLA de vagas da sua empresa.

 

Realize uma boa divulgação da vaga

Não faltam recursos para que você possa falar com o público certo, principalmente nos meios digitais. Mesmo que sua empresa esteja oferecendo a vaga perfeita, se os profissionais corretos não a encontrarem, é improvável que surjam bons currículos.

Sem uma boa divulgação, demora muito mais para que você receba um número satisfatório de currículos e encontre o profissional ideal. Por isso, investir na boa visibilidade das suas vagas é um ótimo caminho para atração de candidatos.

 

Avalie se as vagas estão atraentes

Como fazer isso? Há dois caminhos complementares.

Primeiro, olhe para o mercado. Vamos supor que sua empresa está oferecendo uma vaga de analista de mídia pleno. Como está esse salário no mercado? E os benefícios? E as exigências da posição?

Com essas informações, é possível avaliar se as oportunidades da sua empresa são boas. Porque, se não for, é muito improvável que você consiga diminuir o tempo de fechamento de vagas sem prejudicar a qualidade.

Em sequência, avalie o job description. Se ele não estiver bem construído, a vaga não será capaz de captar a atenção dos candidatos, mesmo que seja uma ótima oportunidade.

 

Tenha critérios de seleção sólidos e alinhados internamente

É fato que o RH vai sempre almejar contratar o melhor candidato. Mas o que define o melhor candidato? É o conhecimento técnico? São algumas habilidades comportamentais específicas? Quais?

Planeje quais recursos serão utilizados para evidenciar essas habilidades. Serão provas teóricas, por exemplo, ou dinâmicas de grupo?

Alinhe essas informações com os gestores, realmente entenda o perfil da vaga e filtre apenas os candidatos de acordo com os critérios previamente definidos.

Ter o perfil aprofundado do candidato e bom conhecimento do que é esperado antes de passá-lo para as conversas com os gestores é uma ótima estratégia para diminuir o tempo de fechamento de vagas.

 

Remova as burocracias

O excesso de etapas no processo seletivo não só é algo que consome mais tempo do que o necessário como também desestimula os candidatos.

Avalie a necessidade de todas as fases e deixe apenas as que forem realmente importantes.

Com esse conhecimento, você e a sua equipe já tem o essencial para começar a diminuir o tempo de fechamento de vagas. Agora, mãos à obra.

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