Sentir-se motivado para executar qualquer tarefa é ponto primordial para que possamos executá-la com excelência. No trabalho, isso não é diferente. Hoje, destacam-se as empresas que prezam por fomentar um ambiente de trabalho mais saudável e que, principalmente, mantêm os seus colaboradores entusiasmados para darem o melhor de si e, ainda, se sentirem parte da organização. Dessa forma, é possível colaborar para construir um ambiente onde a motivação pessoal é a uma realidade.
Mas, afinal, o que é motivação pessoal? É o ato de manter-se animado, com vontade e determinação para realizar algo. Dentro das empresas, isso pode ser estimulado por meio de práticas e estratégias que estimulem a autoconfiança de quem contribui com a empresa.
Uma estratégia pode ser o diálogo mais horizontalizado – que dá liberdade para que todos os colaboradores conversem entre si, sem que os cargos estabelecidos interfiram nessa comunicação – ou canais mais abertos de comunicação, onde colaboradores e gestores possam trocar vivências e adequar o dia a dia para que ele seja mais saudável e produtivo.
Hoje, por exemplo, a rotatividade de algumas empresas é alta. A geração Z e os Millennials muitas vezes preferem “mudar de ares” e acabam passando por várias empresas em busca de experiências diversas, ao invés de construir carreira em apenas um local.
Isso pode ocorrer, principalmente, porque as necessidades e vontades dos funcionários mudam, e os benefícios oferecidos pelas organizações podem ser diferentes. Por isso, estimular a motivação pessoal e entender as demandas e os objetivos dos colaboradores é um passo importante para que eles sintam vontade de continuar na empresa. Além disso, quando eles são ouvidos, a chance de se sentirem acolhidos é muito maior.
A redução de turnover é só um dos inúmeros benefícios trazidos pelo foco em motivação pessoal dentro de uma organização. A produtividade elevada e a consolidação da cultura organizacional podem entrar neste pacote. A possibilidade de aumentar a performance dos colaboradores – que podem trazer novas ideias – também é muito maior.
O RH tem papel fundamental para consolidar essas estratégias, pois é a partir dele que ações diferenciadas podem ser implementadas para promover a motivação pessoal da equipe. O departamento também conhece as ferramentas e processos necessários para que algumas práticas sejam aplicadas de forma correta, além de avaliar se o que está sendo aplicado está funcionando ou precisa ser aprimorado.
Quer saber mais sobre as principais estratégias e entender como aplicá-las no seu negócio? Baixe nosso artigo e confira o que preparamos sobre o assunto.