Muitas pessoas possuem marcas de referência quando precisam comprar um produto. Pesquisam a qualidade, leem as opiniões sobre a marca e conferem se vale a pena adquirir algo daquela empresa.
Quando o assunto é a pesquisa por vagas, podemos dizer que a linha de raciocínio é a mesma. Isso é o que chamamos de employer branding, conjunto de estratégias estabelecidas entre o time de marketing e o RH para construir uma imagem positiva da organização como marca empregadora.
Hoje, existem vastas opções quando se trata de empresas para trabalhar. Quando alguém está procurando um novo emprego, a tendência é pesquisar sobre o local de trabalho, opiniões de quem já está dentro da empresa, os benefícios que ela oferece e, claro, a faixa salarial.
Uma vez que esse levantamento acontece, a imagem da sua empresa precisa ser positiva para que o candidato queira participar do processo seletivo. Caso essa imagem não seja bem transmitida e não lhe pareça atraente, é possível que o pretendente desista de passar pela seleção.
Pesquisa do LinkedIn, baseada em cerca de 430 milhões de usuários e empresas presentes na plataforma, revelou que grande parte dos candidatos para as vagas da empresa nem consideraria trabalhar na sua empresa atual caso a imagem dela não fosse atraente, independente de quão altos sejam os salários.
Uma vez que consideramos que quem faz a empresa é o time contratado e não o contrário, as práticas para construir um bom employer branding se tornam cada vez mais essenciais. Afinal, ter uma equipe de qualidade e comprometida pode fazer toda a diferença.
Por mais que as altas remunerações sejam muito atrativas, hoje é necessário que o empregador tenha um olhar mais amplo. O candidato tende a avaliar vários pontos, como benefícios, valores e cultura organizacional. Muitos ainda analisam se é possível ter um plano de carreira dentro da empresa e se o trabalho vai contribuir para o seu desenvolvimento como profissional.
Quando uma companhia se mostra atrativa para o candidato, torna mais fácil a captação e a retenção de talentos, fazendo com que o time que compõe a base da empresa seja mais qualificado e, consequentemente, mais produtivo.
Além disso, com as mudanças na sociedade e também no mercado, o colaborador precisa se manter motivado. Algumas das práticas para que isso aconteça são investir na boa organização do dia a dia do trabalho, estabelecer metas individuais e coletivas para o desenvolvimento da equipe, dar feedbacks constantes e manter um ambiente saudável de trabalho.
Diante desse cenário próspero, produtivo e mais tranquilo, o colaborador tende a se sentir mais à vontade e motivado a desenvolver seus projetos, permanecendo na empresa.
Você já deve ter até ouvido falar sobre alguns cases de sucesso sobre empresas que têm alta competitividade nas vagas. Isso não ocorre à toa: é resultado de técnicas de employer branding muito bem aplicadas. Como é o caso do Google, famoso por permitir que seus colaboradores tenham mais liberdade e sejam criativos, fornecendo um local de trabalho confortável e ótimos benefícios.
Ou seja, quando uma empresa trabalha bem o employer branding, é possível atrair os melhores talentos do mercado sem muito esforço. Com conhecimento sobre a “fama positiva” da empresa, os candidatos podem chegar até a organização sem que seja necessário procurar muito.
Acredite: os benefícios da aplicação dessas técnicas vão muito além! Veja a seguir.
– Captação e retenção de talentos, que se esforçarão para conseguirem -uma vaga na organização.
– Divulgação positiva espontânea da empresa por parte dos colaboradores, uma vez que se sentem felizes em trabalhar naquele local.
– Diminuição do turnover.
– Construção de um time mais produtivo e focado.
– Imagem positiva no mercado, auxiliando nas vendas e no posicionamento de marca.
– Redução de custos com a contratação de novos funcionários, pois quem está dentro da organização tende a permanecer na empresa.
Vale destacar que não importa o tamanho da organização: é possível aplicar essas técnicas de acordo com as características da sua empresa. Afinal, tudo pode variar muito de acordo com o perfil de candidato que você deseja atrair para o seu negócio.
Agora que você já sabe alguns dos benefícios das técnicas de employer branding, que tal conferir algumas estratégias para aplicá-las na sua companhia? No artigo para download abaixo, separamos algumas delas. Confira!